A localidade Ilha das Flores está
localizada próxima ao Rio Guaíba, em Porto Alegre. Onde uma boa parte do lixo produzido
da capital é eliminada. Todo o lixo é eliminado depositado num terreno onde há criadores
de porcos. Imediatamentequando olixo é despejado dos caminhões pessoas separam
partedele para serem consumido pelos os porcos. No meio a este processo começam
ase formar filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca, à espera do que
sobrou do lixo, que serão utilizados para o consumo humano. As filas são
organizadas para que todos possam aproveitas se beneficiar de alguma forma da
sobra do lixo, cada qual tendo a sua vez, aproveitando da melhor forma do lixo
no seu tempo e na sua hora.
A proposta do documentário é causar um
impacto numa reflexão de uma situação desumana e degradante, ferindo a
dignidade da pessoa humana: seres humanos que, numa escala de prioridade, se
encontram numa disputa de sobrevivência de lixo que posteriormente serão
utilizados para alimentar porcos. Adultos e crianças que, num intervalo de
tempo tentando garantir sobra dos alimentos dos porcos para sua sobrevivência diária.
Esta situação um quanto chocante será tratada de forma a causar uma forte
indignação.Neste documentário foram refletidas as etapas da utilização de um
tomate, desde a sua plantação até o consumo por uma criança moradora da Ilha das
Flores, passando pelo supermercado até ser consumida pelas famílias em suas residências.
As informações do texto foram também apresentadas de forma didática e pedagógica
para facilitar a compreensão. Foi narrada nos critérios do que exige para
formação de documentários.
Trata-se de um produtor de tomates que não
se apresenta com propósito de uma agricultura familiar e não cultiva tomates
para o consumo próprio, e sim com intuito de comercialização. Maior parte do
que é produzido são entregues a um supermercado em troca de dinheiro.Uma
senhora vem ao supermercado para, entre outras coisas,comprar tomates para
consumo diário. Esta senhora que obteve seu dinheiro em troca do trabalho com
vendas de perfumes que realiza na localidade.As essências são extraídas das
flores que posteriormente serão vendidos. Dona Anete como é chamada, não extrai
o perfume das flores ela apenas troca, com uma fábrica, uma quantidade
determinada de dinheiro por perfumes.A partir disso, ela caminha de casa em
casa trocando os perfumes por dinheiro. A diferença está na obtenção de lucro
pela venda realizada. Portanto, o retorno financeiro não é significativo em se comparado
ao lucro da fábrica, mas é o suficiente para ser trocado por 1 k de tomate e 2 k
de carne para sua manutenção.
Todas as coisas boas ou más, aquilo que
recebemos do mundo exterior, sejam elas experiências felizes e infelizes nos
nossos relacionamentos com as pessoas, fazem parte de nossas vidas e
contribuirá para nossa edificação e formação de nossa personalidade. O bom
relacionamento interpessoal é condição indispensável para vivência da prática
do amor, a tolerância e o respeito com as outras pessoas. Como afirma Klein e Riviere(1962,p. 112):
Assim, amplia-se o
alcance do desejo de oferecer reparação – que é parte essencial da faculdade de
amar – e a capacidade da criança para aceitar amor e, por vários meios, receber
coisas boas do mundo exterior aumenta constantemente. Este equilíbrio
satisfatório entre “dar” e “receber” é condição preliminar para a felicidade
futura.
Os alimentos que Dona Anete trocou pelo
dinheiro com a venda dos perfumes extraídos das flores serão completamente
consumidos por sua família num período de poucos dias. Os tomates trocados por
dinheiro com os supermercados, foram trocados novamente pelo dinheiro muito elevado que dona
Anete obteve com a venda dos perfumes extraídos das flores. Eles foram transformados
em molho para o preparo da carne. Alguns tomates, que segundo a opinião pessoal de dona
Anete, não tinha servia para o preparo do molho, com isso seria colocado
no lixo. Uma cidade como Porto Alegre, populosa, habitada por mais de um milhão
de habitantes, produz aproximadamente, cerca de 500 toneladas de lixo orgânico por
dia.O lixo atrai todos os tipos de germes e bactérias patogênicos que, por
sua vez, compromete a saúde da população. Algumas doenças prejudicam seriamente
o bom funcionamento dos seres humanos. Além disso, o lixo possui aspecto e aroma
extremamente prejudiciais e desagradáveis ao meio ambiente. Por tudo isso, ele
é levado na sua totalidade para um único lugar, bem longe do convívio humano,
onde possa, livremente, sujar, cheirar mal e atrair doenças sem prejudicar os
seres humanos.O lixo é transportado para estes lugares por caminhões coletores
com profissionais habilitados e capacitados. A realizaçãodeste documentário foi
em 1989, os caminhões eram dirigidos por seres humanos.Na cidade de Porto
Alegre, um dos lugares escolhido para o depósito do lixo com todas as
conseqüências do mau cheiro e da possibilidade de atrair doenças foi a Ilha das
Flores.As flores existem em quantidade muito pequena, no entanto, há muito lixo e,
no meio dele, o tomate que dona Anete julgou inadequado para o preparo do molho
da carne. Há também muitos porcos na ilha.
O tomate que dona Anete julgou inadequado
para o porco que iria servir de alimento para sua família pode vir a ser um
excelente alimento para porcos. Cabe lembrar que dona Anete é racional, sendo a
espécie humana mais desenvolvida dos animais de outras espécies.O porco possui um
dono e o dono é um serhumano possuindo discernimento. Sendo ele proprietário de
uma pequena parte terreno na Ilha das Flores. Este terreno, onde o lixo é
depositado, foi cercadopara que os porcos não pudessem sair e para que as
pessoas não pudessem entrar. Separam-se do lixo aquilo que é deorigem orgânica
daquilo que não é de origem orgânica.Durante o processo de separação, algumas
mulheres e crianças aguardam no lado de fora dacerca na Ilha das Flores como
catadores a espera do proveito da utilização do lixo. Mediante estes processos
aguardam aquilo que os porcos não consumirem para a sua alimentação, será aproveitado
na alimentação destas mulheres e crianças.
Estes seres humanos sem dinheiro e com
perspectiva de vida duvidosa na sua dignidade. Eles são organizados pelos próprios
empregados do dono dos porcos em formação de grupos para serem autorizadas para
passar para dentro da cerca do lado da propriedade. Dentro da propriedade elas
podem pegar para si todos os alimentos que forem permitidos pelo o dono dos porcos.
Num limite pré-estabelecido pelo o dono dos porcos cada grupo têm cinco minutos
para permanecer do lado de dentro da cerca recolhendo materiais de origem
orgânica, como restos de galinha e tomates. O antropólogo Claude Levi-Strauss(PARANÁ,
2015) rejeita a ideia de regalia do ser humano no mundo, e acredita que nós
devamos mudar nosso comportamento em detrimento de um mundo melhor mais humano,
conforme sua célebre frase dita em 2005, quando recebeu o 17º Prêmio
Internacional Catalunha: “Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo,
que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre
deveríamos ter presente”.Aquela atitude que recolhem materiais orgânicos no lado de dentro
da cerca da Ilha das Flores é parecido apenas em objetivo ao procedimento de
Dona Anete quando vai ao supermercado. No supermercado troca-se o dinheiro do
lucro da venda dos perfumes extraídos das flores pelo material orgânico
apropriado para o consumo humano; já na Ilha das Flores os seres humanos não
possuem dinheiro algum; no supermercado dona Anete tem todo o tempo para apanhar
materiais orgânicos comestíveis. Aqueles seres humanos da Ilha das Flores se
apresentam numa posição depois aos porcos na prioridade de primeiro alimentar os
porcos depois as sobras de materiais orgânicos fica com os humanos daquela
localidade, isso se dá por não terem dinheiro nem proteção.
Atualmente o modo de
produção e consumo baseado nos moldes do sistema capitalista gera o consumismo sem limites, além da imensa desigualdade social. Dessa
forma gerando cada vez mais, fome e pobreza. O Sociólogo Pierre Bourdieu (apud WEISSHEIMER,
2002) critica o silêncio dos políticos diante dos problemas sociais, passou
a apelar para a mobilização dos intelectuais. Afirmando o que defendia era a
possibilidade e a necessidade do intelectual crítico.
Para ele, não pode haver democracia efetiva sem um verdadeiro discurso
contrário ao poder de uma forma crítica e construtiva. Dedicando os seus
últimos anos de vida combatendo o neoliberalismo sob todas as suas formas. Ele também era um crítico da globalização financeira. Rejeitando
proposta de uma ideia mundial concebida como dependência às leis
do comércio globalizado e os defendem as culturas
nacionais ou qualquer outra forma de nacionalismo e os conceitos de localismo
cultural. Assim fazendo essa recusa, defendia a construção de um movimento
social europeu como primeira etapa da construção de um movimento social
internacional, no espírito daquele que tem vindo a ser construído em torno do
Fórum Social Mundial. Deixando um legado de conceitos e idéias.Provocar
uma reflexão e análise crítica sobre esses processos através da utilização do
documentário “Ilha das Flores”, serão necessários uma abordagem dessas temáticas
de forma objetiva e crítica. Nesse documentário podemos visualizar o quanto o
sistema capitalista nos é imposto de forma desproporcional. Num relata de estupidez
causada pela desigualdade social, o egoísmo do ser humano e como o dinheiro nos
domina tendo a pobreza e a fome como partes recorrentes da péssima distribuição
de renda. Apesar de sermos considerados seres racionais, desenvolvidos e
livres, não avançamos na evolução de convívio social, de consumo equilibrado e
lucro justo embasado na lei da oferta e da procura, na qual o objetivo maior é o
desenvolvimento da sociedade. Está claro no documentário que a divisão do trabalho é bastante
definida pelo fato que desde a colheita do tomate até o consumo final, cada
função é executada de forma a não ter a informação da sua utilização. As etapas
percorridas de um simples tomate, ora gera riqueza e por outro lado a desigualdade
no seu percurso. Ilha das Flores é uma ilha, cujo cenário onde deveriam existir
flores, beleza, harmonia, no entanto, tem o lixo como produto principal de
utilização, é aonde vai para o tomate podre que uma dona de casa desprezou que
não servia para alimentação da sua família, sendo aproveitado para alimentar
porcos e adultos e crianças que poderiam não está no lixão em busca de
alimentos e sim nas escolas se capacitando ou se profissionalizando.
REFERÊNCIAS
KLEIN, M.; RIVIERE, J. Vida emocional dos civilizados. Rio de
Janeiro: Zahar, 1962.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Claude
Lévi–Strauss. Curitiba, 2015. Disponível em:<http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1276>.
Acesso em: 28 maio 2015.
WEISSHEIMER, M. O legado crítico de Pierre Bourdieu.
Revista Espaço Acadêmico, ano 1, n. 10, mar. 2002. Disponível
em:<http://www.espacoacademico.com.br/010/10bourdieu02.htm >. Acesso em:
28 maio 2015.
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