Para
alcançar os sucessos esperados nos serviços da área da saúde, terão que ter
alto desempenho e se voltar para os clientes ou usuários com um planejamento
estratégico bem elaborado com definições pré-estabelecidas. Através dos objetivos
e as metas para curto, médio e longos prazos, desenvolvendo ações efetivas
dentro de um processo de mudanças. O desenvolvimento destas atividades é realizado
conjuntamente pelos gestores e administradores com colaboração de todo o quadro
gerencial. Desta forma, promovendo com todos os envolvidos uma preparação para
as tomadas de decisões e estratégicas em seu trabalho cotidiano. Provocando reflexões
num aprimoramento autoconhecimento organizacionais, realizando um levantamento
dos pontos fortes e fracos de uma gestão bem sucedida. Analisando o ambiente
externo de fornecedores, colaboradores e campo de atuação no qual o serviço
atua, estudando os diferentes aspectos com o objetivo de lidar com a incerteza,
detectando e visualizando as oportunidades, as ameaças e as possíveis concorrências.
Sendo fortalecida a visão de futuro para todos os envolvidos, para concretizar
a função e razão de ser da instituição de saúde. Todos os passos deverão está conectados
com os rumos estabelecidos em proporcionar uma política da qualidade,
previamente esquematizada. Faz-se necessário a manutenção de estratégicas bem
definidas, de informações confiáveis, atualizadas e prontamente disponíveis,
que possibilitem a análise de tendências e do ambiente interno e externo. Os meios para efetivação para isto está na
tecnologia da informação, na capacitação dos gestores e em relatórios que
favoreçam a tomada de decisões.
Um
órgão ou empresa que não tiver uma estratégia determinada acabará na
vulnerabilidade de não encontrar o sucesso e a satisfação desejada. Deve-se salientar,
entretanto que a apenas a elaboração de um plano estratégico somente, não significa
que sucesso está garantido, trará benefício mínimo para a organização se não
for efetivado verdadeiramente. Entretanto, para alcançar os objetivos desejados,
o planejamento estratégico necessita do apoio e comprometimento de todo o corpo
funcional do órgão ou empresa por ocasião da elaboração das diversas ações
estratégicas dele decorrentes. A vivência prática de um planejamento
estratégico ou até mesmo o desenvolvimento de uma idéia na elaboração de um
projeto adequado para cada realidade, pode trazer em um primeiro momento uma resistência
natural do ser humano em se adequar as mudanças, principalmente dentro de
grupos conservadores, defensores de teorias passadas. Cabendo aos gestores e
administradores o processo de implantação do projeto, tentar convencer que é
preciso mudar a opinião dos focos de resistência que por ocasião existirem e se
mostrando a real importância de que este tipo de planejamento proporcionará melhorias
a instituição de saúde, onde todos sairão ganhando com o aumento de eficiência
e eficácia e principalmente o fortalecimento e as melhorias na qualidade a
empresa ou órgão agregará para enfrentar a dinâmica mundo globalizado. Concluímos
que na saúde se faz necessário o atendimento humanizado, assistência integral
de qualidade e principalmente respeitando os direitos, visto que, lidar com
saúde humana é um processo de gestão muito diferenciado que exige a disposição
e contribuição dos colaboradores que lidam diretamente com os cuidados com a
saúde seja ela pública ou privada. O principal desafio da proposta é alcançar a
realização de mudanças das antigas práticas de trabalho e a inserção de uma
nova cultura organizacional e administrativa, que com certeza exigirá um
Planejamento Estratégico para a gestão de Empreendimentos da saúde.
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